A barragem Gen Oscar Lopes da Silva foi inaugurada em 1972 com a finalidade de estimular a prática de esportes e de apoio ao paisagismo, sendo que até o presente momento, a barragem nunca apresentou qualquer risco relacionado à segurança. No entanto, após 52 anos de existência, tornou-se necessário realizar sua manutenção, a fim de estar adequada às novas normas de segurança advindas dos desastres de Brumadinho e Mariana, no Estado de Minas Gerais, há quase 5 anos, o que elevaram as exigências técnicas.
O CMC conta com o apoio do Comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que está adotando todas as medidas para a obtenção de recursos para a realização dessa importante manutenção, que deverá ser concluída até o final de 2026.
No entanto, em dezembro de 2024 o clube foi notificado pelos órgãos fiscalizadores que determinaram o esvaziamento do reservatório, a fim de garantir a segurança das pessoas e do patrimônio a jusante da lagoa.
Nesse diapasão, iniciou-se um trabalho cooperativo e, no mês de janeiro de 2025, foi realizada uma reunião sob coordenação da 11ª Bda Inf Mec com a participação do CMC, Defesa Civil, SP Águas (Agência estadual responsável pela fiscalização de barragens) e Secretaria Municipal de Clima e Meio Ambiente, na qual o CMC apresentou uma proposta de se manter um nível de água, não esvaziando totalmente, a fim de diminuir o dano potencial e garantir o ecossistema.
Como resultado desse encontro, o CMC deverá apresentar um laudo técnico e um plano de segurança que atestem a segurança da barragem para a manutenção do atual nível hídrico até a realização das obras necessárias exigidas pelo Órgão fiscalizador. Essas providências já estão em andamento por meio da contratação de especialistas/empresas que possam emitir tais exigências técnicas.
Dessa forma, a diretoria do CMC reafirma o total comprometimento em manter o nosso lago, mesmo com nível inferior de água até a conclusão das obras e, principalmente o cuidado com o meio ambiente e a possibilidade de utilização da área pelos nossos associados.